terça-feira, 9 de junho de 2009

Histórico da Escola Municipal Lauro Luiz

Histórico da Escola Municipal Lauro Luiz

Em 31 de outubro de 1986, pela Lei n.º 8.403, foi criado o município de Campo Bonito, com território desmembrado de Guaraniaçu. A instalação deu-se no dia 1º de janeiro de 1989, com a posse do 1º Prefeito Darcisio Roberto Grassi. Então o ensino de 1ª a 4ª série deixou de ser atribuição do município de Guaraniaçu, entretanto, a Direção da Escola cabia a um professor da Rede Estadual.

No ano 1992, houve a municipalização das Escolas que ofertam o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série e através da Resolução 4243/92 de 17 de dezembro de 1992 foi criada a Escola Municipal Lauro Luiz, que ficou funcionando no mesmo prédio da Escola Estadual José Bonifácio através de acordo de cedência entre o Estado e o Município.

A escolha do nome Lauro Luiz deu-se em homenagem a um cidadão campobonitense chamado “Lauro Luiz”, nascido em 05 de fevereiro de 1930, na cidade de Curitibanos, Santa Catarina. Lauro Luiz era filho de João Luiz Jordão e dona Izaltina Cordeiro de Almeida.

Em Curitibanos, estudou até a 4ª série, trabalhava com sua família na lavoura num pequeno lote de terra, o qual foi vendido mais tarde. Com o dinheiro da venda, vieram para o Paraná em busca de uma vida melhor. Serviu ao exército no Rio de Janeiro, por isso gostava de exibir uma tatuagem no braço direito que fez neste período, era a figura do dragão do Brasão das Forças Armadas (o dragão alude à fidelidade do órgão ao objetivo que a lei lhe definiu).

Em 1952, sua família chega a Campo Bonito, onde adquiriu um lote de terra na comunidade de Agrinco e como o Seu Lauro tinha estudo, foi convidado a dar aula nesta localidade. Foi o primeiro professor deste município. Depois de haver atuado como professor na comunidade de Agrinco trabalhou também numa Escola Rural da comunidade do Bandeira, até ser transferido pela Prefeitura Municipal de Guaraniaçu para ministrar aula na sede deste município, trabalhando em dois períodos em regime multisseriado.

Mais tarde, essa escola passou a funcionar como delegacia de polícia, foi quando o governo do Estado construiu as primeiras quatro salas do Colégio José Bonifácio. E, foi para ministrar aulas neste novo estabelecimento que concluiu o Curso de 5ª a 8ª série através do Instituto Universal Brasileiro, além de fazer cursos em Curitiba, pois neste período começou a contratação de novos professores em função da demanda que aumentava. Também, assumiu o cargo de Inspetor de Alunos (cargo bastante distinto para a época) no qual ficou durante muito tempo, substituindo diretor e professor quando a Escola necessitava. Assim, Lauro Luiz, nunca deixou de atuar como professor, até a aposentadoria em 1984. Entretanto, embora não se saiba o motivo, sempre teve sua Carteira de Trabalho assinada como Guardião e aposentou-se com essa denominação para sua profissão. Porém, sempre foi conhecido e ainda é considerado o “Professor Lauro Luiz”.

Voltando um pouco a sua historia de vida, Lauro Luiz casou-se em 1956 com dona Josefina e tiveram seis filhos. Mais tarde, ficou viúvo casou-se com dona Maria Iber Luiz com quem também teve seis filhos, faleceu no dia 02 de janeiro de 1986, devido a um câncer no estômago.

Hoje a Escola Municipal Lauro Luiz oferta o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, 1º ao 5º ano, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos.

Contribuições para elaboração do histórico: Terezinha de Almeida Castilho, filha do Professor Lauro Luiz, residente em Curitiba e de Orides Luiz, irmão do professor também residente em Curitiba.


2 comentários:

LUALUAR disse...

Olá Caras Professoras Solange e Roseli

Parabéns! pelo trabalho.
Tenho a certeza que este blog será um sucesso na comunidade escolar e local.
Tenho certeza ainda que ele servirá para provar que a tecnologia sempre pode e deve estar a serviço de nossa humanidade para uma humanidade ainda melhor.
Grande abraço
Profa. Bia

Mais que educar disse...

Parabéns pela dedicação à Escola e ao Blog que é muito bonito. Fiquei emocionada com a homenagem prestada ao Sr Lauro Luiz, sou neta dele e, apesar de não ter lembranças dele pois ele faleceu quando eu ainda era um bebê,tenho grande admiração por tudo o que sei dele e da dedicação que ele sempre teve pela educação.